Workshops
de Design
Tema: Cultura e evangelização de design
Ampliando o conhecimento de outros capítulos além de Design sobre nossa atuação e proposta de valor, visando a evolução da maturidade de design e produto das companhias.
Contexto
Para designers pode ser complexo atuar com pessoas que não sabem ao certo nosso papel nos processos e, inclusive, como podemos agregar valor às entregas.
Isso pode ser realmente frustrante, mas acredito que através da educação e nivelamento de conhecimento, podemos evoluir a maturidade dos ambientes que estamos.
Sendo assim, segue uma breve descrição de alguns workshops que desenvolvi em experiências recentes, visando agregar à designers e, principalmente, não designers.
Workshop “dESIGN PARA NÃO DESIGNERS”
Esse workshop foi desenvolvido assim que cheguei em uma empresa com um time de tecnologia em processo de inovação e que não conheciam o papel de um Product Designer e, principalmente, como o design percorre e influencia nas entregas.
Ao perceber que, apesar de ser muito bem recebida quanto pessoa, os outros profissionais não sabiam como me incluir nos processos que já estavam em andamento e em que momento minha atuação seria importante, decidi elaborar um pequeno workshop para o time.
Minha apresentação seguiu um roteiro separado em temas “macro”:
-
Apresentação: sobre mim, claro 👋🏿 mas também sobre o time. Meu foco foi trazer mais proximidade, mas mostrar que é um movimento que tem crescido na empresa (naquele momento éramos 12 designers na jornada)
-
Cases: a mensagem que eu queria passar era de que o design é sobre pessoas, experiências e oportunidades. Para isso, trouxe três cases alinhados a essa expectativa.
-
Pilares de UX: Aqui falamos sobre empatia, colaboração e experimentação. Nada aproxima mais as pessoas do que faze-las entender que elas também são importantes no processo (colaboração), que estamos construindo para o outro e não para nosso ego (empatia) e que tudo bem errar (experimentação).
-
Duplo diamante: mesmo sendo clichê para designers, os demais capítulos não conheciam. Não teria como falar sobre conceitos simples sem explicar as etapas que seguimos e o que acontece em cada uma, principalmente, qual a participação do time em cada etapa e que não é um processo linear, mas sim iterativo. Nesse momento também reforcei novamente a importância da pesquisa da maneira mais didática que encontrei, através de uma situação análoga.
O resultado foi uma reunião apresentada para além do meu time, que gerou interesse em pessoas que estavam em contato diário comigo e com outros designers e não sabiam ao certo o que fazíamos.
Posteriormente essa iniciativa escalou para outros times e fico muito feliz de saber que uma iniciativa empática (olha só, coisa de designer) foi o inicio de uma mudança e até melhoria sobre a percepção que os times tem dos designers.
Workshop “cliente, usuário e persona”
Esse workshop foi desenvolvido por mim, em resposta a um cenário de “Centralidade no Cliente”, porém sem clareza de quem realmente é nosso cliente.
Por estar em momento de inovação, é normal termos diferentes níveis de esclarecimento e, por vezes, os papeis podem se confundir: “O cliente é quem demanda algo ou para quem vendemos?”
Dado isso, elaborei um material esclarecendo os papéis, de maneira lúdica e utilizando exemplos práticos (incluindo até minha mãe e seu fogão).
Além disso, extrapolei um pouco o campo de UX, usando meu background e explicando a visão de Público Alvo e, inclusive, suas diferenças para Persona.
Como resultado, subimos mais um degrau no quesito nivelamento de conhecimento.
Apresentação “desafios da mudança cultural - criando um ambiente de inovação e aprendizado”
Essa apresentação foi realizada em um evento interno, com objetivo de mostrar as evoluções da Jornada enquanto time e os resultados alcançados com os esforços recentes.
Nesse contexto, tive ao meu lado minha liderança de Design do momento e mais duas lideranças, sendo uma de Produto e outra de Agilidade. Aqui, a ideia era mostrar como o trabalho, às vezes silencioso, desses capítulo proporcionam mudanças em números e mentalidade.
Falamos sobre as definições de Cultura e o que tem sido feito para elevar a maturidade dos times.
Sobre design, falamos amplamente sobre Pesquisa e como temos utilizado o contato com usuários reais como ferramenta estratégica, quais pesquisas já rodamos e seus resultados, além de visão de próximos passos.
Outros projetos
VAMOS BATER UM PAPO?
linkedin.com/marinassilverio/
instagram/marinassilverio
+55 (11) 9.8848-0473